Esta é uma pergunta frequente no consultório do Pneumologista Infantil. Devo ou não levar meu filho à creche? Atualmente, a participação dos pais no mercado de trabalho quase obriga as crianças serem desmamadas aos 4 meses e ingressarem nas creches ou berçários. Do ponto de vista imunológico, este é um período de extrema vulnerabilidade das crianças às quais ainda não desenvolveram anticorpos suficientes para enfrentar a 'fauna' viral e bacteriana dos berçários.
Alguns estudos nacionais conseguiram comprovar um risco aumentado em adquirir infecções nas crianças com ingresso precoce na creche. Soma-se a este fator a pouca utilização de Aleitamento Materno exclusivo, este fundamental para maior resistência contra doenças.
Antes de levar seu filho à creche, procure se certificar do número de crianças na responsabilidade de cada cuidadora; verifique as condições de circulação de ar no recinto; coexistência de crianças em outras faixas etárias. Recomendam-se ainda cuidado especial na utilização de precauções padrão, rotina padronizada para troca e descarte de fraldas usadas, localização e limpeza na área de troca, limpeza e desinfecção das áreas contaminadas e treinamento de funcionários.
Caso seja necessário relamente o ingresso na creche, não se apavore! Converse com seu pediatra sobre vacinas para gripe, pneumonia e meningite e procure utilizar poucas medicações quando dos períodos de doença, em especial antibióticos e corticóides orais.
Dica Pneumcentro Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário