Olá, amigos
Esta semana tivemos em SP o primeiro caso de morte de uma criança com Gripe A no Brasil. A mesma teve uma evolução desfavorável, contraiu sepse por uma bactéria extremamente agressiva (pneumococo) e foi à óbito.
Certamente, este não será o único caso fatal em crianças. Como já temos conversado neste blog, a Gripe A não deve ser desconsiderada como doença de impacto significativo na população brasileira, mesmo que o número de casos ainda esteja dentro de controle do MS. Todavia, segue nossa campanha para aproveitar este momento no qual todos discutem medidas preventivas, doenças, tratamentos para enfim alçarmos este assunto a um papel de destaque no cenário político-social nacional.
Aqui em Joinville temos assistido uma avalanche de internações no Hospital Infantil por doenças como Pneumonia e Bronquiolite. A primeira tem como principal agente o pneumococo, bactéria agressiva, mas passível de prevenção com vacinas como a Prevenar e a Pneumo 23. A Bronquiolite, uma doença viral de pequenas vias aéreas, acomete principalmente crianças abaixo de 1 ano de idade e nos prematuros, desnutridos e com outras co-morbidades tem curso desfavorável com passagem pela UTI e mesmo óbito.
Procure seu pediatra e pneumologista infantil para saber mais sobre estas condições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário